terça-feira, 20 de maio de 2014

Segredos

Ontem, com a minha mãe, fiquei vendo um programa de culinária no gnt. Quando deu o comercial, uma mulher de porte magro, alta e bem arrumada tomou conta da tela e desabafou um pequeno segredo: era dona de uma empresa, mas, às vezes, não aguentava toda a pressão, se trancando no banheiro e chorando horrores. Não tinha entendido muito bem o objetivo do canal ao passar aquilo, então minha mãe explicou que sempre passavam um vídeo naquele estilo com diferentes mulheres, todas revelando algo secreto, por mais superficial que seja. Coisas do tipo: “eu leio revista de fofoca”, “eu ganho mais que o meu marido e ele tem vergonha disso”. Achei interessante demais.

Parece que quanto mais amadurecemos, mais nos envergonhamos de certos hábitos ou fatos, por mais simples e inocentes que sejam. Chorar quando não se sente tão bem não é favorável caso você queira passar uma imagem séria, ou até mesmo boa. Muitos escondem o fato de escutar uma música considerada ridícula, de ter um amor platônico, de se encantar com coisas consideradas bobas ou de ter um péssimo casamento.

Quanto mais aderimos a vida, maior é a distância da perfeição, já que tendemos a praticar atos que não condizem com os ideais. E, dessa forma, colecionamos mais e mais segredos. Crescemos com a ideia de que temos que ser corretos e perfeitos para ter uma vida digna e bem aproveitada, dominando todos os assuntos em uma conversa, tendo um excelente emprego, amando e sorrindo cada segundo do dia, além de seguir o que os especialistas falam, coisas sobre como criar os filhos e ter uma vida inteiramente saudável. Fala sério! Vou ler mil livros de autoajuda e, mesmo assim, vou deslizar quando não dá, deixar de cumprir metas por preguiça e vou me esquecer de cada dica que me incentivou por um segundo.

Viver não é só focar nos objetivos. Viver não consiste em ser feliz o tempo todo, em acertar tudo no alvo. Viver também é tirar um cochilo à tarde, gostar de coisas banais, terminar um relacionamento, bater com o carro no poste, ver um filme e odiar o final. Os segredos são uma parte do nosso viver que guardamos apenas para nós. Mas é bom demais desabafá-los com alguém e notar que a vida é muito mais simples do que se idealiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário