segunda-feira, 26 de maio de 2014

Coragem

Estava dando uma olhada nas notícias, até que vi uma que falava sobre um possível sequestro terrorista do avião da Malásia, que está desaparecido há um mês. Acompanho o caso desde o início, e me lembro de como as famílias dos passageiros ficaram desesperadas quando foi anunciado que o avião caiu e que não havia nenhum sobrevivente. Elas tinham certa expectativa de que seus próximos estivessem sã e salvos, longe da profundidade de um oceano e de um desencontro com a vida. Uns falaram que mesmo depois do anuncio essa ilusão continuava, pois enquanto não achassem os corpos, nada seria verídico. Eles plantaram uma esperança, essa que se rega com agonia e amor.

Ter esperança não é tão simples. É preciso coragem para mantê-la viva, enfrentando qualquer crítica ou choque de realidade. Poucos são os corajosos que semeiam os sentimentos expostos à qualquer tempestade, ainda mais nos dias de hoje, onde há construções demais para tentar salvar tudo que há de mais natural. É preciso a bravura presente em guerras da antiguidade para dizer um sincero "eu te amo", é necessária a valentia dos príncipes que vemos nos contos de fada para tomar uma iniciativa para qualquer escolha, é importante ter o arrojo presente em atos heróicos para se dar o luxo de se apegar à qualquer pessoa. Os escritores, então! Há quem diga que são fingidos, mas sem dúvidas sentem na pele ou na própria escrita a consequência de expor toda sentimentalidade. Leio sempre que possível as crônicas da Martha Medeiros, e posso afirmar que essa aí é heroína.

Quando uma amiga me falou para fazer um texto sobre coragem, fiquei dias pensando sobre. Tudo que me vinha em mente relacionado à isso eram coisas distantes, como as que vi quando assisti, há uns dias, a continuação do filme 300. Mas a verdade é que vira e mexe estamos de cara com atos corajosos, tão entrelaçados com as nossas emoções. Não vou desejar força às famílias dos passageiros, isso eles possuem, só pela audácia de amar. Desejo apenas que a notícia sobre a qual falei no início tenha um pouco de verdade, pelo menos ao se tratar da sobrevivência dos que estavam no voo. Quem sabe a coragem dos que ousaram a ter esperança tenha incentivado esse mundo a ter um futuro menos sombrio?

Texto feito com mttt carinho pra Juliana Faria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário