sexta-feira, 7 de março de 2014

Sobre respeito

A vida cotidiana é infestada de tarefas desagradáveis. Não deu outra: sexta recebi meu bloco de phs (exercícios semanais que a escola na qual estudo passa). Como estava numa aula que simplesmente queria ignorar, dei uma olhada na proposta de redação. Eu tinha que elaborar um artigo de opinião sobre a importância do respeito nas relações amorosas. Seria um tema fácil de desenrolar, porém mandaram levar em consideração não só o respeito ao parceiro, e sim à própria personalidade. E, claro, isso me fez travar. Porque eu não queria escrever sobre como o respeito é fundamental. Eu queria é falar sobre como é difícil respeitar à si próprio. 

Sempre vai ter um narcisista, moralista, qualquer coisa que termine com "ista", para falar que se dá o valor acima de tudo, que sempre se colocará em primeiro lugar. Mas ninguém compra flores para dar à si mesmo. Poucas são as pessoas que curtem uma saída acompanhada apenas pela própria sombra. Você, certamente, nunca está totalmente satisfeito consigo mesmo, seja relacionado ao interior quanto ao exterior. Sempre tem um detalhe a corrigir, um hábito que precisa mudar. Gargalhar com o silêncio de um cômodo não é lá essas coisas. E sentir saudades de se ver e de ouvir a própria voz, alguém declara tal ato? Se eu te perguntar "quem é você?", vossa senhoria teria a resposta na ponta da língua? 


Estamos tão habituados com o nosso eu que é difícil defini-lo, não nos damos o trabalho de explorá-lo. Muito mais fácil falar mal e bem dos outros, alvos que estão sempre no julgamento mental. Difícil proporcionar felicidade a quem nem se sabe definir. Fácil comprar bombons e fazer o dia do parceiro. Difícil ignorar (de verdade, não apenas dizer que não liga) olhares alheios e se vestir da maneira que tiver vontade. Fácil admirar a nova tendência na capa da revista de moda. Se é muitas vezes difícil ter respeito ao próximo, quem dirá a si próprio, maldito que vive para viver uma vida coletiva, esquecendo-se de viver o que há em seu ser.


Mesmo tendo dito que é difícil o auto respeito, acredito que um indivíduo, após muito sofrer com relações fracassadas, comece a ter um sentimento mútuo consigo. Não aprendemos a falar e escrever de imediato. Então porque com os sentimentos tem que ser assim? O respeito próprio não nasce com a gente. Ele vem de experiências exteriores. De fora para dentro. É necessário sofrer para adquiri-lo. Como dizia um poeta: quem não quiser sofrer, que se isole. E acrescento: e que fique sem uma gota do que seja feito de respeito.


Gabriela Martelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário