quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A verdade dói


   O dicionário diz que o ato de “encarar” significa olhar de cara, considerar, analisar, afrontar e fixar os olhos. Infelizmente, não há um significado no mesmo sobre o ato de “encarar a verdade”. Após muito deduzir e me basear nas poucas experiências de uma mente com quase 16 anos, vi que encarar a verdade é aceitar algo que você inconscientemente procura não pensar sobre, como se aquilo não existisse. Encarar a verdade é parar de fugir da mesma, é parar de dar desculpas a si próprio. Encarar a verdade poderia até ser sinônimo de recomeçar, querer mudar.
   Alguns encaram o reconhecimento do fracasso nos estudos, procurando então melhorar o desempenho. Outros encaram os quilos a mais, focando em uma dieta e rotina de exercícios. Alguns alcoólotras e drogados se tocam sobre a situação que estão e procuram ajuda. Considero no conjunto até pessoas que abandonam filhos em orfanatos e que após anos os procuram.
   Talvez a verdade mais difícil de ser encarada é a que se trata do amor não correspondido. Quando uma pessoa ama, ela tende a se fechar no mundo da imaginação, preferindo viver na base da ilusão, porque a realidade é uma droga. Porém, ela se recusa a enxergar isso, criando desculpas esfarrapadas para o telefonema ignorado e para a mensagem não respondida. Normal sair da boca dela um “deve estar ocupado”, “não deve ter visto” ou até mesmo um “deve ter perdido o celular”.
   Por que ela se recusa a aceitar o mundo real? A resposta é simples e óbvia: a pessoa amada, para ela, é um ser perfeito. É linda, adorável e é valorizada por algum tipo de inteligência. O apaixonado quer viver ao lado dessas qualidades, desfrutá-las e acha que é uma pessoa ao alcance de merecê-las. Mas a verdade é que se ele não é correspondido, nada vale os seus esforços. Todos em vão.
   Finalmente, chega uma hora em que o perdidamente apaixonado enfim se encontra. É um encontro de dor, por ver que nunca terá aquela pessoa e que está na hora de viver sem a presença da mesma (até nos pensamentos). O processo de encarar a verdade está em andamento. O coitado vai beber muito, vai chorar para os amigos, vai ter saudade e se for bem descarado, vai ainda tentar conversar com o não atingido alvo. Mas essa verdade, após muita dor, vai brilhar e vai fazer bem.
   Encarar a verdade demora, mas quando se coloca em prática, pode ter certeza que irá esquecer o objeto desejado, seja em dias, meses ou anos. Encarar a verdade dói, afinal, a verdade dói, e muito. Mas é preciso passar pela escuridão para dar valor ao brilho que tem as estrelas.
   
  Gabriela Martelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário